CE: Desafios da educação musical infantil
Muitos são os especialistas que apontam os benefícios do aprendizado da música logo nos primeiros anos de vida de uma criança. Entre as melhorias apontadas estão o desenvolvimento da leitura, raciocínio cognitivo, ensino da matemática e no convívio social entre os colegas de sala. Pontos que não podem ser desprezados quando o assunto é o desenvolvimento de futuros adultos. Desde 2008, está em vigor a lei 11.769, que estabeleceu o prazo de três anos para que as escolas incorporassem o ensino obrigatório de música, construção que ainda está em processo nas instituições de ensino cearenses. Uma das dificuldades apontadas pelas escolas é a indefinição da lei de como esse processo deve ser realizado e o estabelecimento de idades e de carga horária mínima que os colégios devem praticar para cumprir à risca a legislação. Outro empecilho apontado é a falta de mão de obra para atender à súbita demanda nacional de profissionais de músicas habilitados para lecionarem aos jovens estudantes. Três anos após o prazo estabelecido pela legislação, a educação cearense ainda amarga a morosidade de um processo ainda tímido.