O berço da desigualdade educacional
Em artigo, Mozart Neves Ramos, integrante do Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, aponta que as desigualdades educacionais no País já se manifestam nos primeiros anos da vida escolar. De acordo a segunda edição da Pesquisa ABC, apenas 44,5% dos alunos brasileiros do 3º ano do ensino fundamental apresentam proficiência em leitura, 30,1% em escrita e 33,3% em matemática. Os dados regionais apontam que estudantes das regiões Norte e Nordeste são mais prejudicados. “O percentual de alunos da Região Norte com proficiência adequada em leitura é de apenas 27,3%, enquanto o dos alunos da Região Sudeste é de 56,5%. Entre as unidades da Federação, Alagoas tem o menor percentual em proficiência adequada em leitura (21,7%), seguida de perto pelo Pará (22,2%) e pelo Amapá (22,8%). São Paulo apresenta o maior percentual (60,1%), seguido de perto por Minas Gerais (59,1%)”, detalha o especialista.