Escola integral potencializa capacidades

Veículo: Estado de Minas - MG
Compartilhe

Em oficinas de dança, artesanato e jogos, habilidades para as artes são quase secundárias. No programa Escola Integrada, essas ações transformam-se em algo muito maior, refletindo diretamente nos resultados em sala, segundo um estudo divulgado recentemente. Quem participa das atividades oferecidas no contraturno das aulas na própria instituição, em espaços públicos ou de parceiros, tem desempenho melhor em português e matemática do que os outros estudantes. O incremento chega até a 15%, número referendado por educadores. Quem trabalha no dia a dia com as crianças ainda acrescenta: além das notas, melhoras no comportamento e na convivência são perceptíveis e comemoradas. O levantamento em 30 escolas da rede municipal foi feito pela Fundação Itaú Social, uma das principais parceiras da Prefeitura de Belo Horizonte nesse programa, em conjunto com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).