Inclusão escolar em debate
A discussão em torno da inclusão de estudantes com necessidades especiais ganha corpo com a proximidade da votação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional. A decisão está prevista para ocorrer na comissão especial que trata do tema na Câmara dos Deputados esta semana. A primeira versão do documento, enviada pelo Ministério da Educação (MEC), previa que todo estudante deveria ser matriculado no ensino regular, acabando com as escolas especiais ou salas separadas para alunos com necessidades específicas.Todo brasileiro tem direito à educação. Está na Constituição Federal. Mas uma parcela da população se sente à margem da sociedade, sem esse princípio assegurado. Aqueles que possuem algum tipo de deficiência não encontram o mesmo espaço que os outros estudantes nas instituições de ensino.
Alteração –Ao chegar à Câmara, no entanto, o relator do PNE modificou a redação da Meta 4, que diz respeito à educação especial. Na visão do deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), o respeito à diversidade passa pelo atendimento diferenciado. Se a proposta for aprovada como está, as escolas e classes exclusivas voltam a receber incentivo do governo, como atendimento complementar ou quando as condições do aluno não permitirem a integração em salas comuns. Entre os especialistas, o único consenso é que o País precisa encontrar um meio de assegurar o direito à educação a todas as pessoas.