MA: Estudantes surdos são prejudicados pela falta de intérprete nas aulas

Veículo: O Estado do Maranhão - MA
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Há 11 anos, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi regulamentada, garantindo acesso às pessoas surdas nas escolas públicas de todo o País. Mas, em São Luís, alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Monte Castelo, reclamam da ausência de intérpretes qualificados nas salas de aula, o que prejudica sua aprendizagem. A situação ocorre desde o início das aulas, há dois meses. A maioria dos professores não tem conhecimento sobre a educação inclusiva e não sabe como lidar com esses alunos. O resultado são notas baixas e desestímulo dos surdos a continuarem na instituição. Segundo a presidente da Associação dos Surdos no Maranhão (Asma), na semana passada, estudantes e pais foram até o Ministério Público Federal pedir a interferência do órgão na celeridade do processo de contratação dos profissionais. Para a presidente da associação, Lidia Arouche, a situação é uma falta de respeito com os alunos e suas famílias.