A Fundação Abrinq realizará em 26 de maio a 3ª edição do Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o objetivo de promover o debate sobre os desafios que envolvem a infância e a adolescência no cenário pós-pandemia no Brasil.

As palestras acontecerão simultaneamente em diferentes espaços da Unibes Cultural, em São Paulo – SP: teatro, auditório, biblioteca e lounge. O valor arrecadado com os ingressos será destinado a programas e projetos que apoiam reformas de creches e organizações da sociedade civil em todo o país para melhorar o atendimento e ampliar o acesso à educação infantil.

No evento serão abordados temas da atualidade, como saúde mental, luto no pós-pandemia, dificuldades no aprendizado, mudanças nas relações família e escola, diversidade e equidade de gênero, sustentabilidade, políticas públicas, entre outros. O objetivo é debater os assuntos, trazendo visões e reflexões de especialistas.

Temas atuais e palestrantes

Logo após a cerimônia de abertura, às 10h30, o professor universitário, filósofo, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella dá início às palestras trazendo reflexões sobre o tema Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes. Um dos mais conceituados palestrantes da atualidade no Brasil, Cortella abordará a importância de saber lidar com os desafios impostos por cenários de mudança. O palestrante é autor de obras, como Porque Fazemos o que Fazemos?; A Sorte Segue a Coragem e Viver em Paz para Morrer em Paz.

Na sequência, às 11h35 serão realizadas as palestras simultâneas O poder extraordinário da família e da escola, com Taís e Roberta Bento, especialistas na relação família-escola, fundadoras do site SOS Educação e autoras do livro Socorro, meu filho não estuda!; Diversidade e equidade de gênero, com Cris Guterres, jornalista; A importância do brincar, com Tizuko Kishimoto, pedagoga, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e com obras publicadas sobre o tema; e Trabalho infantil, com Bruna Ribeiro, jornalista e autora do livro Meninos Malabares.

Na parte da tarde, às 13h50, a psicóloga especialista em infância e adolescência Renata Lela discute o tema Por que compreender o desenvolvimento infantil pode nos ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor?; Sonia Consiglio, jornalista especialista em sustentabilidade, SDG Pioneer pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) fala sobre Sustentabilidade: uma agenda estratégica e inadiável; a psicopedagoga e neuropsicóloga Adriana Fóz aborda a Saúde mental de crianças e adolescentes; enquanto que Lícia Assbu, psicóloga, professora, educadora parental e autora do livro (DES)CONECTE-SE: como se conectar com seu filho para ele se desconectar das telas debate a Educação não violenta.

Luto no pós-pandemia será a abordagem que Karen Scavacini, psicóloga doutora em saúde mental fará, a partir das 15 horas; no mesmo horário, Natália Nogueira, jornalista e apresentadora de televisão vai falar sobre maternidade em Todo mundo tem mãe; Silvia Colello, pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência pela USP tratará dos desafios das Desigualdades na Educação. Políticas públicas e gestão municipal é o tema que Diego Bezerra, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) traz para o debate entre o público presente.

A mesa redonda A criança do futuro, a partir das 16 horas, terá a mediação de Milton Jung, jornalista e autor do livro É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos, com a participação dos conselheiros da Fundação Abrinq: Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira, advogado, promotor de justiça aposentado, mestre em Educação pela Unesp, tendo atuado nas áreas da infância e juventude, pessoa com deficiência e educação, debaterá os desafios da Educação, Eduardo Bernini, economista pela USP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo fará um panorama sobre Políticas Públicas e Vitor Seravalli, engenheiro químico pela UNICAMP, presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global (Global Compact – ONU) e diretor de Responsabilidade Social do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), abordará práticas de ESG.

Compartilhe

Período:

26/05/2022 até 26/05/2022, 08:30 às 18:00

Local:

Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500

Promoção:

Fundação Abrinq