As Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, em conjunto, realizarão no dia 16 de abril, terça-feira, às 13h, Audiência Pública para debater as adversidades do envelhecimento precoce da pessoa com deficiência e o suporte adequado a elas. O evento acontece no Anexo II, Plenário 13, na Câmara dos Deputados. É aberto ao público, e também terá transmissão pelo canal do Youtube da Câmara e na página da Comissão.

O pedido para realização do debate é do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD/RR).

Segundo o deputado, “há diversos estudos que indicam que o processo de envelhecimento em pessoas com deficiência, principalmente as deficiências intelectuais, distingue-se do processo de envelhecimento normal, ocorrendo de forma precoce. ”. Cita ainda que é um assunto que precisa ser discutido, possibilitando a identificação de medidas de aperfeiçoamento nas legislações e em programas do governo.

Foram convidados para o debate:

– Arthur de Almeida Medeiros, Coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde;
– Josiane Pereira Torres, Coordenadora-Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusiva Substituta, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação;
– Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania;
– Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome;
– Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, Professora Associada da Universidade de Brasília e Fundadora da Universidade do Envelhecer – UniSER.

 

Compartilhe

Período:

16/04/2024, 13:00

Local:

Anexo II, Plenário 13, na Câmara dos Deputados

Promoção:

Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa