A 4ª edição do Ciclo “Cultura, Educação e Tecnologias em Debate” discutirá inclusão, oportunidades e redução das desigualdades sociais em sua relação com a tríade cultura, educação e tecnologia. Dividido em seis encontros, que vão de maio a outubro, o evento é uma correalização do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o Sesc São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A mediação dos debates ficará por conta do jornalista Paulo Markun.

“Esses espaços de reflexão sobre assuntos tão relevantes, reunindo diferentes vozes, está em linha com um de nossos principais propósitos, que é contribuir, por meio da disseminação do conhecimento, com o desenvolvimento da sociedade da informação. Ficamos felizes em realizar esta 4ª edição, ao lado dessas duas conceituadas instituições”, comenta o gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa, acrescentando que os dados das pesquisas do Cetic.br subsidiarão as discussões.

O primeiro encontro acontece na próxima terça-feira (25) e terá como convidado o empresário e escritor Preto Zezé, presidente Nacional da Central Única das Favelas (CUFA) e fundador da LIS – Laboratório de Inovação Social. Ele falará sobre desigualdades digitais, culturais e educacionais no cenário desvelado pela pandemia da COVID-19.

O Ciclo tem coordenação do filósofo e pedagogo Fernando Almeida, professor titular do curso de pós-graduação em Educação: Currículo, na PUC-SP. Para participar, é preciso fazer inscrição no site do CPF Sesc (Centro de Pesquisa e Formação). Os encontros ocorrerão sempre às terças-feiras, nos dias 27 de julho, 31 de agosto, 28 de setembro e 26 de outubro.

Confira a programação completa: 

  • 27/07 das 15h às 17h
    Tecnologias como direito da infância e da juventude para a apropriação cultural, educacional e de participação na sociedade hiperconectada
    Com Ricardo Henriques, economista, superintendente executivo do Instituto Unibanco.
  • 31/08 das 15h às 17h
    Plataformas digitais, práticas culturais e ensino à distância numa democracia combalida
    Com Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA e membro titular da Academia de Ciências da Bahia.
  • 28/09 das 15h às 17h
    Impactos éticos e sociais da Inteligência Artificial na educação e na cultura
    Com Dora Kaufman, professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP e colunista da Época Negócios.
  • 26/10 das 15h às 17h
    Capitalismo de plataforma frente às políticas públicas para a cultura, educação e tecnologias
    Com Fernanda Bruno, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia da UFRJ, coordenadora do MediaLab.UFRJ e membro-fundadora da Rede latino-americana de estudos em vigilância, tecnologia e sociedade/LAVITS.
Compartilhe

Período:

26/10/2021 até 26/10/2021, 15:00 às 17:00

Local:

Plataforma Zoom