O Comunicon – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo – é uma iniciativa do PPGCOM ESPM. Ao longo da última década, constituiu-se como um espaço plural de interlocução sobre o campo da comunicação e do consumo em suas múltiplas interfaces. Em 2023, será no formato virtual, mantendo o Encontro de GTs de Pós-Graduação e de Graduação.

Em 2023, a temática do evento será: CULTURA DIGITAL, CONSUMO E DEMOCRACIA.

A cultura digital vem reordenando as dinâmicas políticas das sociedades contemporâneas, gerando impactos importantes na manutenção e consolidação das democracias.  A popularização da internet e a expansão das empresas de tecnologia e das plataformas digitais contribuíram para ampliar a participação no debate público, mas trouxeram também dilemas e riscos aos processos democráticos que nos exigem repensar a relação entre participação política e deliberação na esfera pública na era das redes.

O crescimento da desinformação, a emergência dos extremismos, a desestabilização de processos eleitorais e de governos eleitos, o cancelamento como substitutivo das deliberações e consensos, o obscurecimento da diferença entre liberdade de expressão e censura, o aprofundamento dos dispositivos de  vigilância,  a algoritmização do gosto e a reconfiguração das mobilizações coletivas são alguns dos fenômenos sociais engendrados pela cultura digital que requerem compreensão de estudiosos da comunicação e do consumo.

O Comunicon 2023 se propõe a ser um espaço acadêmico para o debate científico com o objetivo de situar, compreender e problematizar a comunicação e o consumo do ponto de vista das questões que envolvem as relações entre cultura digital e democracia.

Compartilhe

Período:

17/10/2023 até 19/10/2023, 08:00 às 19:00

Local:

Site do evento

Promoção:

ESPM