Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, apenas 46% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 60% das doenças que levam a internações no SUS decorrem da água contaminada. Pensando na urgência dessas questões e na relevância da temática, a Fundação SOS Mata Atlântica promove o ÁGUA LIMPA.

Essa formação é um convite à ampliação do olhar sobre o elemento água – recurso tão essencial para todas as formas de vida conhecidas. Mais do que tratar sobre o ciclo da água, da questão da poluição, da escassez ou abundância desse recurso, vamos abordar também a forte conexão que as pessoas têm com a água, seja por meio de seus mitos e rituais, seja como protagonista da história das civilizações humanas.

Vamos ainda aprofundar as aprendizagens dos aspectos químicos, físicos e biológicos do elemento. Os cursistas serão apresentados às teorias sobre sua origem no nosso planeta, à maneira como ela se distribuiu através do tempo e do espaço e às consequências de sua distribuição desigual. Por fim, serão convidados à discussão sobre os direitos e deveres que todos têm em relação à água, conceituando a cidadania em suas interfaces com a ciência e a área ambiental.

A formação online conta com recursos educacionais (como imagens, textos, hipertextos e materiais complementares), priorizando a necessidade de aprendizagem a partir de metodologias que promovam o engajamento do cursista. O curso conta ainda com tutoria semiativa, o que significa que os participantes terão atendimento pedagógico de forma coletiva, em que poderão sanar as dúvidas pedagógicas sobre os módulos.

Ao longo desta formação, os cursistas deverão desenvolver um plano de ação, que será produzido em três etapas, a partir das orientações didáticas apresentadas em fórum pela equipe mediadora.

Ao final do curso, a equipe técnica da Fundação SOS Mata Atlântica fará a seleção de vinte planos de ação para que sejam apoiados e implementados nas escolas, comunidades e demais espaços contemplados, a fim de fomentar e divulgar estratégias para o enfrentamento dos desafios que têm se apresentado na atualidade em relação ao tema central da formação.

O Instituto Singularidades emitirá um certificado de extensão de 25 horas aos cursistas que completarem 70% das atividades dos módulos e outro certificado de extensão de 9 horas para aqueles que realizarem a entrega do plano de ação ao final da formação.

Vagas limitadas!

Inscrições até 30 de março

Compartilhe

Período:

01/04/2022 até 30/06/2022

Local:

Plataforma do curso

Promoção:

Fundação SOS Mata Atlântica

Público-alvo:

Educadores, estudantes universitários e público em geral de todo o Brasil