Nos dias 15 e 16 de março, ocorrerá o Encontro Nacional Sobre Acolhimento Familiar, com lançamento do Guia de Acolhimento Familiar.

PROGRAMAÇÃO:

1º DIA: 15/março, das 9:00 às 12:30

Formato híbrido: presencial (que, devido às restrições sanitárias, será restrita a convidados) e com transmissão ao vivo pelo canal da Rede SUAS   e pelo canal do Ministério da Cidadania.

No primeiro dia do evento, além do lançamento do Guia e de uma cartilha interativa sobre acolhimento familiar, serão discutidos os principais benefícios do acolhimento familiar, com palestra magna com Dr. Jesus Palacios, especialista espanhol, e depoimentos de pessoas que passaram por essa experiência (Família Acolhedora, família de origem e jovem que passou pelo acolhimento familiar).

2º DIA: 16/março, das 9:00 às 12:30

Formato 100% online: transmissão ao vivo pelo canal da Rede SUAS e pelo canal do Ministério da Cidadania.

O segundo dia trará orientações práticas sobre como operacionalizar o serviço de Família Acolhedora, com palestras de diversos especialistas e depoimentos de famílias acolhedoras.

Sobre os lançamentos

O Guia de Acolhimento Familiar proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos, oferecendo orientações para sua implementação qualificada. É composto de seis cadernos temáticos:

  • Caderno 1: O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
  • Caderno 2: Implantação de um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
  • Caderno 3: Parâmetros de funcionamento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
  • Caderno 4: Mobilização, seleção e formação de famílias acolhedoras
  • Caderno 5: Acompanhamento da família acolhedora, da criança, do adolescente e da família de origem
  • Caderno 6: Chegadas e partidas

A “Cartilha Interativa sobre Acolhimento Familiar” conta com um resumo dos principais conteúdos do Guia, podendo ser acessada de forma rápida e prática por smartphones, tablets ou computadores, tendo sido produzida pela SAGI/MC, em parceria com a SNAS/MC.

Sobre o evento

O evento é uma parceria da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (SNAS/MC), da Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), do PNUD e da Fundação Bernard Van Leer, e conta com o apoio DOS seguintes parceiros: Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI/MC), Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

A elaboração do Guia teve o patrocínio, ainda, da CAF – Charities Aid Foundation America, do Instituto Justiça e do Instituto Galo da Manhã.

Participe do evento, leia o Guia, converse com seus colegas, vamos juntos fortalecer o acolhimento familiar no Brasil!

Compartilhe

Período:

15/03/2022 até 16/03/2022, 09:00 às 13:00

Local:

YouTube da Rede SUAS

Promoção:

Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania (SNAS/MC), Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), PNUD e Fundação Bernard Van Leer