Na quinta-feira, dia 2 de maio, o livro “Infância, Mídia e Consumo: crianças como sujeitos de direitos ou público-alvo?” será lançado em Fortaleza, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, às 18h. Organizado pelos professores Rogério Covaleski (UFPE) e Brenda Guedes (UFC), este livro é uma coletânea de pesquisas acadêmicas que abordam a exploração comercial infantil como uma violação dos direitos das crianças brasileiras.

A obra adota uma ampla perspectiva da comunicação mercadológica contemporânea para expor estratégias que muitas vezes disfarçam os interesses comerciais por trás de atividades que impactam crianças em formação cognitiva e interpretativa. Entre essas estratégias estão a proliferação de experiências sensoriais promovidas por marcas, o engajamento dessas marcas em causas sociais e a produção de conteúdo marcário que se mistura a narrativas de entretenimento e/ou educativas.

O livro conta com sete capítulos que refletem diferentes perspectivas de pesquisa desenvolvidas por membros do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas do Consumo (PHiNC), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, e conta com a contribuição de pesquisadoras da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências (Recria).

Compartilhe

Período:

02/05/2024, 18:00

Local:

Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 - Moura Brasil)

Promoção:

LabGrim UFC; Grupo de Pesquisa PHiNC; Recria