A Defensoria Pública da União (DPU) instituirá o Observatório sobre Violência contra as Mulheres nesta quinta-feira (7). O evento de lançamento ocorrerá antes do Dia Internacional da Mulher e chamará atenção para os desafios enfrentados pelas mulheres, incluindo disparidades salariais, violência de gênero, acesso desigual à educação e discriminação no local de trabalho.
O evento, uma parceria com o Ministério das Mulheres, ocorrerá na sala do Conselho Superior da DPU, em Brasília, às 10 horas. Também poderá ser acompanhado online aqui.
A equipe do Observatório trabalhará para estabelecer um canal no recebimento, processamento e encaminhamento de denúncias de violências contra as mulheres no âmbito da DPU.
Atuando na defesa das mulheres vítimas de todo tipo de violência, o Observatório terá por finalidade os seguintes tópicos:
- Produzir e analisar relatórios a partir dos dados obtidos pelo Observatório;
- Planejar, coordenar e implementar ações estratégicas e estruturais voltadas à defesa das mulheres vítimas de violência;
- Fomentar a capacitação e a educação em direitos do público interno e externo da DPU sobre o tema da violência contra as mulheres;
- Fazer interlocução com outras instituições, sociedade civil e esferas de governo visando à promoção dos direitos humanos e da defesa dos direitos fundamentais das mulheres vítimas de violência, bem como a atuação em rede;
- Manter a memória de atuação e das ações efetuadas pelo Observatório;
- Indicar membro para representar a Defensoria Pública da União em reuniões, audiências públicas e outros eventos que tratarem do tema da violência contra as mulheres.
Período:
07/03/2024, 10:00
Local:
Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública da União, em Brasília
Promoção:
Defensoria Pública da União, Ministério das Mulheres