Você lembra dos assassinatos de Júlia Fetal, Ângela Diniz e Sandra Gomide?

Consegue encontrar pontos em comum nessas mortes trágicas ou na forma como foram noticiadas?

Nos últimos meses, a Associação Bahiana de Imprensa trabalhou na produção de um documento para apoiar a cobertura da violência contra a mulher. E agora tem um convite para você: jornalista, profissional da comunicação, repórter, aí na rua. Para você também que dirige redação e veículo de mídia, professores universitários e toda pessoa interessada em mudar a forma como lidamos com esses crimes, cometidos em 92,6% dos casos baianos por companheiros ou ex-namorados das vítimas.

🗓️ Venha no dia 30 de abril (terça-feira) conhecer o Protocolo Antifeminicídio – Guia de Boas Práticas para a Cobertura Jornalística.

📍O lançamento oficial acontece às 10h, no Auditório Samuel Celestino, no 8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé – Centro Histórico de Salvador.

A publicação se vale de casos icônicos dos noticiários baiano – como o feminicídio de Sara Freitas – e brasileiro para alertar sobre a construção de estereótipos e o fenômeno da revitimização, além de trazer dados estatísticos, indicação de fontes de informação e redes de acolhimento para vítimas de violência. Há também uma seção dedicada a veículos que já vêm adotando a prática de agregar, ao final dessas notícias, uma orientação direta para combater a passividade e estimular a denúncia e o acionamento de medidas de prevenção.

O protocolo é uma produção editorial da ABI, tendo sido proposto, escrito e defendido pelas mulheres da instituição, com o patrocínio da Agência ATcom – Comunicação Corporativa e apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia e da Federação Nacional dos Jornalistas.

Vamos transformar narrativas e fortalecer vozes?

Por uma imprensa mais consciente, ética e responsável!

Compartilhe

Período:

30/04/2024, 10:00

Local:

Auditório Samuel Celestino, no 8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé - Centro Histórico de Salvador

Promoção:

Associação Bahiana de Imprensa