A Fiocruz promove de 15 a 19 de outubro a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT na Fiocruz). Mais de 130 atividades gratuitas estão programadas para acontecer dentro e fora de unidades regionais da Fiocruz de todo o Brasil. Em sua edição 2024, a SNCT na Fiocruz vai oferecer ao público uma extensa programação em nove estados (Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Bahia, Rondônia, Pernambuco e Ceará) e no Distrito Federal.
O epicentro das atividades será o campus Fiocruz Manguinhos, localizado no Rio de Janeiro, que recebe mais de 100 atrações culturais, oficinas, feira de ciências e bate-papo. Além da programação nas unidades da Fundação de todo o país, também estão agendados eventos especiais em municípios da Região Metropolitana do Rio. Uma grande novidade deste ano é também o oferecimento de atividades no sábado, o que vai tornar a 21ª SNCT na Fiocruz uma opção de lazer gratuita para famílias do país inteiro.
Por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano – Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais – convida o público a refletir sobre a importância dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. A proposta do evento da 21ª SNCT da Fiocruz é debater a ciência e tecnologia em prol da preservação e manejo sustentável dessas riquezas naturais, assim como pautas de saúde relacionadas à Fiocruz em ações que promovem a troca de informações e a interação com diferentes público.
“O tema deste ano é uma oportunidade ideal para trabalharmos, em todas as regiões do país, questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente. Quando falamos de saúde única, queremos provocar reflexões importantes que atravessam nossas pesquisas, cursos e, claro, nossa atuação na sociedade, sempre com foco na promoção da saúde em sua relação com a ciência, a tecnologia e outros campos”, destaca a coordenadora geral de Divulgação Científica da Fiocruz, Cristina Araripe.
Atividades em todas as regiões do país
A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades inscritas para o campus Fiocruz Maré-Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais.
Entre os destaques da programação da 21ª SNCT na Fiocruz, estão as atividades realizadas no Rio de Janeiro, estado que concentra a maior parte da programação. Só no campus Fiocruz Maré-Manguinhos, a Feira de Ciências vai oferecer mais de 50 ações, entre oficinas e atividades educativas. O campus Fiocruz Mata Atlântica, encravado na Floresta da Pedra Branca – a maior floresta urbana do mundo –, realiza ainda o evento Bioma Mata Atlântica – Diálogos em Biodiversidade, Ambiente, Saúde e Tecnologias Sociais, prometendo promover um intenso diálogo com estudantes pela preservação da natureza a partir das pesquisas realizadas na unidade.
A 21ª SNCT na Fiocruz também levará exposições, oficinas, jogos e espetáculos para, pelo menos, seis municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. Um deles é a peça O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca, que será apresentada em instituições de ensino das cidades de Duque de Caxias, Mesquita e São Gonçalo (RJ).
Mais de 20 iniciativas espalhadas pelo país também vão ser realizadas pelas demais unidades regionais durante a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz. A Fiocruz Brasília vai realizar diversas ações, incluindo o show Ciência que (en)canta, que trará um repertório musical sobre questões ambientais. Na Fiocruz Amazônia, os visitantes vão interagir em atividades lúdicas, como o tapetão do conhecimento Meio Ambiente, sensibilização, conhecimento e educação, em que os participantes avançam etapas por meio de jogos de dados. A Fiocruz Rondônia realizará também o 1º Simpósio de Mostras Estudantis da Amazônia Ocidental de Ciência (Sim Amo Ciência).
Os visitantes da Fiocruz Piauí poderão participar da oficina de leitura Conectando a Ancestralidade e Ciência: enfrentamento ao racismo ambiental para a manutenção dos biomas brasileiros. Na Fiocruz Bahia, também poderão visitar a exposição A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É o caso também da Fiocruz Pernambuco, que recebe visitantes em exposições interativas, como A Peste no Brasil: lições derivadas da Coleção de Yersinia pestis, e da Fiocruz Minas, que apresentará ao público as exposições Biodiversidade e Saúde e Vias do Coração. Já a Fiocruz Paraná se destaca pela contação de histórias Panambis, mandaçais e joaninhas – nas asas delas, o mundo em flor.
A Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desde a primeira edição do evento, que completa 21 anos em 2024. Cristina Araripe também enfatiza o comprometimento da instituição: “Estamos com o espírito daquela antiga maioridade civil, conquistando a plenitude dos direitos e assumindo mais responsabilidades. Nos sentimos comprometidos a fazer desta edição um marco. Desde 2004, aprimoramos nossos formatos de participação, oferecendo produtos e experiências que refletem nosso
amadurecimento”.
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ e Sesc Rio, além do apoio do CNPq. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação completa está disponível no site do evento.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) conta com a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a colaboração de setores dos governos estaduais e municipais, além de parcerias com o setor privado. A Fiocruz participa desta iniciativa desde que ela foi implementada.
Período:
15/10/2024 até 19/10/2024, 08:00 às 18:00
Local:
Fiocruz em diversos estados
Informações:
Promoção:
Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação