O Museu Nacional dos Povos Indígenas vai promover, em parceria com o a Fundação Casa de Rui Barbosa e com a cooperação da Representação da Unesco no Brasil, o seminário internacional Povos Indígenas e Diversidade Cultural: saberes, fazeres e biodiversidade. Como Proteger Para o Futuro?
O seminário será realizado de 8 a 10 de abril, na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa. As vagas são limitadas, mas o evento terá transmissão simultânea pelo canal do YouTube da Fundação Casa de Rui Barbosa.
O evento reunirá representantes de povos indígenas dos seis biomas brasileiros para realizar um Caucus (reunião preparatória) Indígena e oferecer subsídios à posição brasileira na Conferência Diplomática da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a realizar-se em Genebra, em maio de 2024.
Estará em debate o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas sobre seu patrimônio cultural, especialmente os direitos de propriedade intelectual sobre seus conhecimentos tradicionais, recursos genéticos e expressões culturais tradicionais, no contexto da Organização das Nações Unidas.
A necessidade de afirmar os direitos sobre os conhecimentos tradicionais presentes nos recursos genéticos preservados em territórios indígenas e expressões culturais tradicionais é uma demanda dos povos indígenas em nível global. Essa reivindicação decorre do crescimento da apropriação cultural e da biopirataria, ou seja, da apropriação de conhecimentos e de recursos genéticos tradicionais, com objetivo comercial, sem que os povos indígenas que criaram esses conhecimentos recebam parte dos lucros obtidos.
Saiba mais aqui
Período:
08/04/2024 até 10/04/2024, 10:00 às 19:00
Local:
Sede da Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente,134, Botafogo, Rio de Janeiro)
Informações:
Transmissão simultânea pelo canal do YouTube da Fundação Casa de Rui Barbosa
Promoção:
Museu Nacional dos Povos Indígenas