
De 28 a 31 de julho de 2025, Brasília será sede do Simpósio Global sobre Justiça Climática e Populações Impactadas, com o tema “Direitos em um Clima em Mudança: Saúde Sexual e Reprodutiva e Igualdade de Gênero”. O evento é híbrido (presencial e online) e está com inscrições abertas aqui.
Co-organizado pelo Governo do Brasil e pelo UNFPA, o simpósio reunirá representantes de governos, sociedade civil, academia e organismos internacionais para discutir as conexões entre a crise climática e os direitos humanos, com foco na saúde e nos direitos sexuais e reprodutivos (SDSR), na igualdade de gênero, na juventude e na proteção das populações mais impactadas pelas mudanças climáticas.
A programação inclui o debate de políticas públicas baseadas em evidências, inovação e equidade, além da construção de um Chamado à Ação, que será apresentado na COP30, sob a presidência brasileira. O documento deve contribuir para o fortalecimento do Plano de Ação de Gênero do Programa de Trabalho de Lima sobre Gênero e orientar a próxima fase da agenda do UNFPA sobre mudanças climáticas.
O simpósio também marca um avanço no debate iniciado em 2019, quando foi realizado o primeiro encontro global sobre Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Gênero e Resiliência Climática.
📧 Em caso de dúvidas, escreva para: climatesymposium2025@unfpa.org.
Período:
28/07/2025 até 31/07/2025
Local:
Brasília (Presencial e Online)
Informações:
Inscrições: http://unf.pa/climatesymposium2025
Promoção:
UNFPA e Governo do Brasil