Os resultados das avaliações oficiais são os únicos meios para se aferir a qualidade da educação ofertada por uma escola ou rede de ensino?

Compartilhe

Não necessariamente. As avaliações tendem a adotar como padrão de qualidade a aprendizagem dos alunos, que é, sem dúvida, um dos objetivos da escola. No entanto, uma educação de qualidade deve buscar o desenvolvimento integral de meninos e meninas.  Assim sendo, a ideia de “educação de qualidade” abrange a adoção de práticas pedagógicas que valorizem o ponto de vista e a cultura do aluno, respeitem as diversidades e fomentem a participação da comunidade escolar, além de oferecer às crianças e adolescentes oportunidades para se desenvolverem em múltiplos campos, como as artes, os esportes ou a cidadania solidária, dentre outros aspectos.

Também existem alguns elementos objetivos que podem ser levados em conta para se aferir a qualidade do ensino ofertado por uma escola: número máximo de alunos por turma, qualificação do corpo docente, o investimento mínimo por estudante.

A mídia pode desempenhar um papel relevante nesse debate: visto que o principal desafio hoje está na qualidade. Portanto, é fundamental ofertar instrumentos e elementos para que a sociedade avalie como anda a educação.

Temas deste texto: