Para que servem as avaliações educacionais oficiais, realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)?

Compartilhe

Avaliações como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil constituem-se em importantes instrumentos de monitoramento da qualidade da educação no país.

Esses exames adotam metodologias que permitiram estabelecer, desde a década de 1990, quando começaram a ser realizados, parâmetros objetivos para analisar a situação de uma escola ou rede municipal, estadual, federal ou privada. Também permitem recortes por unidade da federação, disciplina avaliada (língua portuguesa ou matemática) e região, além de retratar o Brasil como um todo. Como a metodologia adotada é a mesma ao longo do tempo, é possível identificar tendências históricas.

Outro aspecto importante é que todas as informações sobre as avaliações, inclusive seus resultados, estão disponíveis para consulta por jornalistas ou qualquer cidadão no site do Inep (www.inep.gov.br).  Dessa maneira, podem ser utilizadas para compreender um contexto específico ou local, e também como subsídios para ações de mobilização pela melhoria da qualidade da educação.

Para as escolas, essas avaliações permitem identificar os avanços e, também, os pontos e aspectos que necessitam de melhoria, colaborando, portanto, no planejamento das atividades a serem realizadas pelos docentes em sala de aula.

Temas deste texto: Avaliação