Quais as consequências da incorporação do atendimento em creches como parte da educação básica, conforme prevê a LDB de 1996?

Compartilhe

Antes da nova LDB, as creches eram de responsabilidade da área de assistência social. A alteração é relevante porque implica na adoção de um novo paradigma: até 1996 esse atendimento era considerado mais como uma prática assistencial do que educativa.

A inclusão das creches no âmbito da educação está relacionada com as evidências científicas difundidas nos últimos anos, especialmente no campo da neurociência, sobre a importância do cuidado e do estímulo adequado nos primeiros anos de vida. Tais estudos mostram que essa fase é fundamental para o desenvolvimento de uma série de habilidades.

Paralelamente, o jornalista deve estar atento ao fato de que o acesso a creches (e pré-escolas) consiste em um direito de todo cidadão de desenvolver suas capacidades. Não se trata apenas de um meio de se obter um local seguro no qual os pais possam deixar os filhos enquanto trabalham.

Temas deste texto: Regulamentação