Children’s Learning from Television
(2005)
Várias das discussões sobre o impacto da televisão nas crianças focam apenas nos efeitos negativos, como as influências de uma televisão violenta ou de propagandas persuasivas (e. g., John, 1999; Kunkel, 2001; Wilson, et al., 1997). Discussões como essa são certamente importante, e tem tido um impacto crítico nas políticas e legislações nos Estados Unidos. Entretanto, é igualmente importante reconhecer que nem todos os efeitos da televisão são negativos. Muitas vezes, uma atenção muito menor tem sido dada aos efeitos positivos que programas televisivos educacionais podem possuir. Ainda, se nos acreditarmos que crianças podem aprender lições negativas da televisão, então isso mostra uma razão para que elas possam aprender lições positivas também. Estudos sobre a eficácia de programas educacionais revelaram um impacto positivo. Crianças podem aprender conteúdos acadêmicos e pró-sociais de programas com formatos especialmente desenhados, como o Sesame Workshop.
Many discussions of television’s impact on children focus only on negative effects, such as the influences of violent television or persuasive advertising (e. g., John, 1999; Kunkel, 2001; Wilson, et al., 1997). Such research is certainly important, and has had a critical impact on policy and legislation in the United States. However, it is equally important to recognize that not all effects of television are negative. Often, far less attention has been paid to the positive effects that educational television programmes can hold. Yet, if we believe that children can learn negative lessons from television, then it stands to reason that they can learn positive lessons, too. Studies on the effectiveness of educational programmes unveil a truly positive impact. Children learn academic and prosocial content from specifically designed formats, such as that of the Sesame Workshop.