Formas de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia: modelos, propostas e perspectivas

(2003)

Autor(es):

Luiz Martins da Silva e Fernando O. Paulino

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Como uma das bases de atuação do SOS-Imprensa, o estudo analisa os Meios de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia com o objetivo de propor sínteses modelares de atuação à realidade brasileira. A artigo tem em vista as possibilidades de criação e aperfeiçoamento de mecanismos que estimulem o processo de democratização da imprensa e que balizem e garantam os direitos à liberdade de expressão e à personalidade diante da atuação da mídia. A partir do relatório da Comissão McBride, da Teoria Libertária e da Teoria da Responsabilidade Social da Imprensa, a hipótese é que as experiências analisadas (Conselhos de Comunicação, Conselhos de Imprensa, Ombudsmans e Conselho de Leitores), constituem-se como alternativas de prestação de contas (accountability), de mediação e de arbitragem, buscando adquirir visibilidade, confiança e o apoio do público em favor de uma mídia mais equânime.

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