Homicídios na Adolescência no Brasil – IHA 2005/2007

(2010)

Autor(es):

Observatório das Favelas; UNICEF; Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Baixar PDF

(3,41 MB)

 

O Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens (PRVL) é uma iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas e realizada em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Esta publicação faz parte de uma das três estratégias do programa, que é a produção de conhecimento através da geração de indicadores que possibilitem o monitoramento sistemático da vitimização por homicídios de adolescentes e jovens. Por isso, apresenta o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) com dados de 2007 para os municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes.

Fazem parte ainda do escopo do presente trabalho um estudo sobre os riscos relativos da vitimização na adolescência, segundo características das vítimas e segundo o meio ou instrumento utilizado; uma análise evolutiva do IHA ao longo dos anos 2005, 2006 e 2007; e um estudo das características dos municípios que estão associadas a altos e baixos níveis de vitimização letal contra adolescentes, como um subsídio para compreender as dinâmicas e os mecanismos responsáveis por elas e para formular políticas de prevenção.

Estima-se que a violência letal será responsável pela morte de mais de 32 mil adolescentes nos municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes no período de 2007 a 2013, se as condições que prevaleciam em 2007 não mudarem.
 

palavras-chave