Impactos do setor sucroalcooleiro na exploração sexual de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul

(2010)

Autor(es):

Comitê de Enfrentamento da Violência e da Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes de Mato Grosso do Sul - COMCEX

Baixar PDF

(1,04 MB)

 

O presente relatório é referente ao estudo Impactos da presença do setor sucroalcooleiro na exploração sexual de crianças e adolescentes em MS. Esta pesquisa é parte do projeto Fortalecimento do Comcex-MS (Comitê Estadual de Enfrentamentoda Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes), que é composto por outros cinco estudos, além de ações de articulação diversas. O projeto foifinanciado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República(SEDH/PR) e desenvolvido pelo Ibiss|CO (Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável/Centro-Oeste) e parceiros diversos.

A realização deste estudo específico se deve à necessidade de debater, em todas as frentes possíveis, os impactos do setor sucroalcooleiro. Como historicamente acontece, debates desse tipo são provocados pela sociedade civil organizada. No que tange aos direitos humanos de crianças e adolescentes, que têm sido, em geral, ignorados nos meios oficiais e midiáticos quando o assunto é a expansão do segmento de açúcar e álcool, o debate precisa ser fomentado por atores sociais que atuam na promoção e defesa desses direitos.