Orçamento Público e Desigualdades: Debatendo Experiências e Metodologias de Monitoramento

(2011)

Autor(es):

Fórum Brasil do Orçamento

Baixar PDF

(2,39 MB)

 

A publicação apresenta análises do orçamento público realizadas durante um seminário organizado pelo FBO e pela ONU Mulheres, em 2010. Os números do orçamento revelam a insuficiência das políticas e dos recursos públicos para responder ao desafio de superar as múltiplas formas de discriminação e exploração vividas pelas mulheres e pela população negra.

Para enfrentar esse problema, é fundamental que se atue no sentido de tornar os orçamentos públicos mais transparentes e justos, a partir da incorporação das perspectivas de gênero e de raça no trabalho das organizações. Só desta forma é possível tornar os orçamentos públicos mais democráticos, transparentes e capazes de enfrentar os desafios os impostos por essas desigualdades.

O relatório tem o objetivo de disseminar tais iniciativas e as reflexões realizadas, além de contribuir para qualificar a atuação cotidiana das organizações da sociedade civil, dando um passo adiante para a incorporação das perspectivas de gênero e de raça tanto nas agendas do FBO quanto de suas aliadas.

palavras-chave