A ciência deve estar ao lado do aluno

Veículo: Gazeta do Povo - PR
Compartilhe

“Sem uma medida de aprendizagem fica difícil saber o que fazer em educação”, disse o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Francisco Soares. Membro do Conselho Nacional de Educação, Soares participou ontem do último dia de Salamundo, no Teatro Positivo, em Curitiba, apresentando a pesquisa O que faz uma boa escola? , encomendada pelo Instituto Positivo. Soares coordenou a pesquisa ao lado do antropólogo James Ito-Adler, presidente do Instituto de Estudos Brasileiros de Cambridge. A pesquisa mostra os fatores que influenciam o aprendizado dos alunos. Foram entrevistados 24 estudantes do 9.º ano do ensino fundamental de escolas particulares de três estados brasileiros. “Não encontramos alunos dizendo que o mau desempenho é culpa do professor. Por outro lado, há referências claras sobre o comportamento dos colegas. A bagunça não estava no roteiro das entrevistas, mas foi mencionada por todos os alunos entrevistados”, afirmou Ito-Adler.a