Adoção: 36 crianças estão à espera, mesmo com 534 famílias cadastradas

Veículo: Metrópoles - DF
Compartilhe

Ao longo das últimas décadas, o número de adoções no Distrito Federal foram bem menores do que a quantidade de famílias interessadas no processo. Apesar desse cenário ser considerado ideal — já que a adoção é o último recurso utilizado para abrigar crianças e adolescentes —, ainda há uma grande preferência por crianças brancas ou pardas, sem doenças e com idade até 1 ano.

De acordo com dados da Vara da Infância e Juventude (VIJ-DF), atualmente, há 36 crianças e adolescentes cadastrados para adoção e 534 pessoas haviam demonstrado interesse em acolher os menores. Entre os cadastrados estão 58 solteiros; 30 divorciados; 46 em união estável; 399 casados e 1 viúvo.

Apesar disso, 19 menores ainda não têm interessados para eles por não serem compatíveis com o perfil idealizado pelas famílias.

A VIJ informou não dispor da quantidade de menores de 18 anos que estavam disponíveis para adoção nos anos anteriores, pois o número varia com frequência. Em 2022, por exemplo, apesar de haver 616 interessados em adotar, apenas 66 crianças foram adotadas.

Das adotadas no ano passado, 48 tinham entre 0 e 3 anos de idade, sendo a maioria meninos. Ainda em relação à 2022, entre os adolescentes — a partir dos 12 anos —, somente três foram adotados.

 

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.