AL: Governo do Estado investe na melhoria da alimentação infantil

Veículo: Aqui Acontece - AL
Compartilhe

Investir na melhoria da alimentação infantil é uma das metas Governo de Alagoas. Com esse intuito, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) capacitou técnicos de 53 municípios alagoanos sobre a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Nutrientes (NutriSUS). O evento ocorreu nesta quarta-feira (15), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro Pinheiro, em Maceió.

O NutriSUS é destinado as 53 cidades (para ter acesso a lista acesse a sessão de Notas Técnicas no site www.saude.al.gov.br) que aderiram ao programa do Ministério da Saúde. Devem ser contempladas crianças com idades entre seis meses e três anos e 11 meses de idade, que estejam em creches. Cada unidade irá receber 120 sachês por criança, que contem uma mistura de vitaminas e minerais.

Para Rogério Barboza, superintendente de atenção à saúde da Sesau, essa parceria entre Estado, municípios e o Governo Federal, irá garantir melhor qualidade de vida desses pequenos alagoanos. “Com a entrega do suplemento alimentar iremos melhorar o desenvolvimento neurológico e psicomotor das crianças que estão nas creches dos municípios, reduzindo assim doenças e, consequentemente, evitando a mortalidade infantil”, destacou.

De acordo com a nutricionista da Sesau, Priscilla Bernardo, a mistura deve ser colocada em uma das refeições oferecidas às crianças, podendo ser adicionada no arroz e feijão, papas, purês e vitaminas de frutas. “As crianças, nessa faixa etária, estão mais vulneráveis e apresentam deficiência em especial de vitamina A e ferro, causando anemia. Mas com esse complexo polivitamínico, iremos suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais na alimentação dos pequenos”, explicou.

A partir de março, o Ministério da Saúde irá começar um novo ciclo do NutriSUS e os 53 municípios que foram contemplados com o programa deverão fazer novamente a adesão junto ao órgão do governo federal. A informação foi repassada aos técnicos municipais durante a capacitação.