Aluno com deficiência vai melhor em escola comum, afirma estudo

Veículo: Folha de S. Paulo - SP
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Estudo da Apae de São Paulo recém-concluído indica que crianças com deficiência intelectual em escola comum se desenvolvem melhor do que em unidade especial. O resultado é elemento novo em debate que divide as famílias e até mesmo as Apaes: para o deficiente, são melhores as escolas regulares, com contato com outras crianças, mas atendimento menos individual? Ou as especiais, com atendimento especializado, mas sem convívio com colegas sem deficiência? Em 2007, a Apae de São Paulo decidiu seguir recomendações internacionais, como da Organização das Nações Unidas (ONU), para que crianças deficientes frequentem escolas comuns. Assim, extinguiu o colégio especial e passou a oferecer apenas atividades de apoio aos jovens. As famílias tiveram de matricular as crianças em outras escolas, de ensino fundamental. A Apae de SP conseguiu acompanhar a evolução de 62 delas; 40 em escolas regulares públicas; 22 em especiais. Considerado pela Apae como o primeiro estudo quantitativo do país sobre o tema, a pesquisa verificou que, após três anos, quem estava em escola regular melhorou a autonomia, a socialização e, principalmente, a comunicação (as áreas avaliadas).

Temas deste texto: Deficiência - Inclusão Social