Brasil tem número insuficiente de delegacias de crimes contra crianças

Veículo: Agência Brasil - BR
Compartilhe

O Brasil ainda não tem um número suficiente de delegacias especializadas em crimes contra crianças e adolescentes. É o que aponta um levantamento realizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Ao todo, são 110 unidades especializadas. Alguns estados chegam a contar com apenas uma delegacia, que é o caso do Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e da Bahia. O Ceará foi o único estado que não enviou dados ao governo federal. No Nordeste, Sergipe tem oito das 20 unidades especializadas em crimes contra a infância.

A região Sul é a que apresenta mais unidades no atendimento a esse público. São 54; 31 em Santa Catarina, 16 no Rio Grande do Sul e sete no Paraná.

Já no Sudeste são 11 delegacias. Oito delas em São Paulo e apenas uma em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Norte, funcionam 13 delegacias: quatro em Tocantins e quatro no Pará. As outras cinco estão no Acre, Amazonas,  Amapá, Roraima e Rondônia.

Ainda de acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020 o Disque 100 recebeu mais de 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. As violações mais recorrentes são de agressões físicas e psicológicas. De 56 mil denúncias, cerca de 59% tem pais e mães como suspeitos de cometer as agressões.

O estudo foi apresentado nessa quarta-feira (21) na cidade de Cianorte, no Paraná. A ministra Damares Alves participou da audiência e lamentou as mortes e os casos de violência contra a criança no Brasil.

Para denunciar, basta ligar no Disque 100 ou 180. As ligações são de graça e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. A denúncia também pode ser feita na internet.