Câmara aprova projeto que amplia prazo de prescrição de crimes sexuais contra crianças e adolescentes para 20 anos
A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade em votação simbólica nesta quarta-feira (6) o projeto de lei nº 4.186/2021, que amplia para 20 anos o prazo de prescrição de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A tramitação foi realizada via requerimento de urgência. De autoria da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), o texto também altera a idade mínima para que vítimas possam buscar reparação civil.
O projeto segue para tramitação no Senado. Se aprovado, segue para sanção presidencial e acrescenta um sexto inciso ao artigo 206 do Código Penal, que fala da prescrição de crimes. Além do prazo, o PL estenderia a idade mínima para que o prazo passe a correr a partir do 18º aniversário da vítima.
“Ampliar para 20 anos a partir da maioridade a possibilidade de denúncia de reparação para as vítimas de violência sexual é uma questão de possibilitar que mulheres possam ir atrás de Justiça quando elas se dão conta daquilo que passaram quando foram adolescentes ou crianças. Setenta por cento das vítimas de violência sexual no Brasil são crianças e adolescentes . São meninas que não têm condição de compreender que estão passando por uma situação de abuso”, explica a deputada a Marie Claire.
Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.