CE: Desafios da educação musical infantil

Veículo: Diário do Nordeste - CE
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Muitos são os especialistas que apontam os benefícios do aprendizado da música logo nos primeiros anos de vida de uma criança. Entre as melhorias apontadas estão o desenvolvimento da leitura, raciocínio cognitivo, ensino da matemática e no convívio social entre os colegas de sala. Pontos que não podem ser desprezados quando o assunto é o desenvolvimento de futuros adultos. Desde 2008, está em vigor a lei 11.769, que estabeleceu o prazo de três anos para que as escolas incorporassem o ensino obrigatório de música, construção que ainda está em processo nas instituições de ensino cearenses. Uma das dificuldades apontadas pelas escolas é a indefinição da lei de como esse processo deve ser realizado e o estabelecimento de idades e de carga horária mínima que os colégios devem praticar para cumprir à risca a legislação. Outro empecilho apontado é a falta de mão de obra para atender à súbita demanda nacional de profissionais de músicas habilitados para lecionarem aos jovens estudantes. Três anos após o prazo estabelecido pela legislação, a educação cearense ainda amarga a morosidade de um processo ainda tímido.

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