Covid-19: Crianças menores de 5 anos são quase metade dos hospitalizados no Brasil, diz Fiocruz

Veículo: O Globo - RJ
Compartilhe

Entre agosto e setembro deste ano, 678 bebês e crianças menores de cinco anos foram hospitalizados com Covid-19 no Brasil. O número representa o dobro dos maiores de 60 anos internados no mesmo período (387), segundo um levantamento feito pela Observa Infância, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira.

A partir de julho, a mesma faixa etária passou a responder por cerca de duas a cada três internações pela doença. No primeiro semestre, o grupo representava três de cada 50 internados por complicações da Covid-19.

Com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, entretanto, por conta da baixa adesão à vacinação nessa idade, a queda pode ser mais lenta. Em julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, porém, até 23 de setembro, somente 2,5% da população com essa idade havia recebido as duas doses da vacina.

Segundo a Fiocruz, entre menores de 5 anos, a redução nas hospitalizações foi de 250%, número abaixo da queda de 325% entre os maiores de 60 anos.

“A cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por Covid-19 no Brasil”, afirma Cristiano Boccolini, autor do estudo e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.