Criança Alfabetizada: professores analisam fluência em leitura de alunos no AP; veja resultados

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe

Programa Criança Alfabetizada constatou que 6% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental são leitores fluentes

Neste sábado (18), 180 professores de 36 escolas analisaram os resultados dos testes de fluência em leitura dos alunos da rede estadual do Amapá. A atividade é parte do Programa Criança Alfabetizada.

Os estudantes foram divididos nas categorias pré-leitor, leitor iniciante ou leitor fluente. A prova foi realizada por crianças do 1° e 2º ano do Ensino Fundamental ainda em 2022.

Após a reunião, os educadores chegaram às seguintes conclusões quanto ao nível de leitura dos integrantes do 2º ano:

  • 65% pré-leitores;
  • 29% leitores iniciantes;
  • 6% leitores fluentes.

Segundo a formadora do Programa Criança Alfabetizada, Sheila Ribeiro, a situação dos alunos foi muito comprometida com à pandemia de Covid-19, especialmente no que se deve à coordenação motora.

“Nossos professores estão com estudantes pós-pandemia que, infelizmente, ainda não possuem habilidades que deveriam ter sido aprendidas e consolidadas. Por exemplo, o aluno do 1º ano não fez educação infantil e tem muita dificuldade em pegar um lápis”, detalhou.

O Programa Criança Alfabetizada atua fornecendo apoio técnico, financeiro e pedagógico para o estudo da escrita e leitura na educação infantil e o ensino fundamental 1 dos municípios amapaenses.

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.