Crianças estão expostas a uma ‘catástrofe geracional’ por causa da covid

Veículo: Exame - BR
Compartilhe

pandemia da covid-19 afetou enormemente os direitos das crianças em todo o mundo e os jovens estão expostos a uma “catástrofe geracional” se os governos não agirem. O alerta é da ONG KidsRights, responsável pelo “Índice Kidsrights”, “, que classifica anualmente 182 países com base em seu comprometimento com a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Na edição 2021, o Brasil aparece em 99º lugar. Islândia, Suíça e Finlândia lideram o ranking, e Chade, Afeganistão e Serra Leoa são os últimos.

A pontuação dos países no índice é calculada pela média das pontuações em cinco áreas de direitos da criança: vida, educação, proteção, saúde e ambiente favorável ao cumprimeiro dos direitos da faixa etária.

Milhões de crianças não tiveram acesso à educação desde o ano passado por conta das restrições ligadas à crise da saúde, com consequências de longo prazo para a saúde física e mental, destaca em seu relatório anual a organização de direitos das crianças com sede em Amsterdã.

Segundo Dulleart, relançar o sistema educacional é a chave para evitar uma catástrofe geracional. De acordo com a ONG, mais de 168 milhões de crianças ficaram sem ir à escola no mundo e uma em cada três não tem acesso remoto às aulas. Além disso, outras 142 milhões de crianças sofreram privação material quando a pandemia atingiu duramente a economia global, e 370 milhões pararam de comer nas cantinas das escolas.

Os autores do relatório também estimaram que 80 milhões de crianças poderiam ficar sem a vacinação de rotina para outras doenças por conta da pressão sobre os serviços de saúde e se disseram preocupados com o “aumento acentuado”, durante os confinamentos, da violência doméstica, da qual as crianças são “vítimas frequentes”.