Crianças que jogam videogame têm melhor desempenho cognitivo, mostra estudo

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe

O videogame pode ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças. É o que aponta um estudo realizado com quase 2 mil crianças e publicado na revista Jama Network Open. Os pesquisadores da Universidade de Vermont analisaram dados do Estudo de Desenvolvimento Cognitivo do Cérebro Adolescente (ABCD) com idades entre 9 e 10 anos.

O estudo separou essas crianças em dois grupos: as que jogam videogame por três horas ou mais por dia e as que nunca jogaram. Elas realizaram tarefas que refletiam a capacidade de controlar o comportamento impulsivo e memorizar informações, bem como a atividade cerebral das crianças durante a execução.

As crianças que jogaram videogames por três horas ou mais por dia foram mais rápidas e precisas nas duas tarefas cognitivas do que as que nunca jogaram. Além disso, as crianças ‘gamers’ obtiveram maior atividade cerebral em regiões do cérebro associadas à atenção e memória.

“Embora não possamos dizer se jogar videogames regularmente causa desempenho neurocognitivo superior, é uma descoberta encorajadora e que devemos continuar a investigar nessas crianças à medida que passam para a adolescência e a idade adulta jovem”, disse Bader Chaarani, professor assistente de psiquiatria da Universidade de Vermont e principal autor do estudo.

Chaarani lembra que muitos pais estão preocupados com os efeitos dos videogames na saúde e desenvolvimento dos filhos e, por isso, é crucial entender melhor o impacto positivo e negativo que os jogos podem ter.

Os pesquisadores enfatizam que as novas descobertas não significam que as crianças devem jogar videogames por tempo ilimitado e que os resultados provavelmente dependem em grande parte das atividades específicas em que as crianças se envolvem de videogames, como ação-aventura, quebra-cabeças, esportes ou jogos de tiro, podem ter efeitos diferentes para o desenvolvimento neurocognitivo, e esse nível de especificidade sobre o tipo de videogame jogado não foi avaliado pelo estudo.