Curitiba lidera ranking da educação integral, apontam dados do Inep

Veículo: Paraná Portal - PR
Compartilhe

Entre as 26 capitais brasileiras e o DF, Curitiba é a que mais oferece ensino integral para crianças de até 5 anos. Segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e compilados pelas Secretaria Municipal de Educação, a cidade conta com 35.751 alunos na rede pública municipal, dos quais 30.733 passam o dia inteiro nas escolas.

Considerando apenas as creches (de O a 3 anos) o atendimento é de quase 100% em Curitiba, já que apenas a Nice Braga, no Santa Quitéria, não funciona em tempo integral. “É uma escolha que Curitiba fez: ampliar o número de vagas sem deixar de lado o atendimento de qualidade, sempre que possível em tempo integral”, diz o prefeito Gustavo Fruet (PDT).

De acordo com a secretaria, desde 2013 todas as novas creches que foram abertas funcionam o dia inteiro. Com a entrada em vigor neste ano da lei que determina a universalização da pré-escola (para crianças de 4 a 5 anos), o município aumentou o número de matrículas em escolas, e não Cmeis. Nessa faixa etária o índice do ensino integral cai para 59,6%.

“A exigência gerou um impacto para a rede toda e algumas crianças vão ficar em tempo parcial, mas o índice não deve cair”, diz o diretor do Departamento de Planejamento e Informações da secretaria, Leandro Jioneke.

Ele explica que com a infraestrutura disponível seria possível dobrar o número de alunos matriculados, dos atuais 30 mil em tempo integral para 60 mil em parcial. Não é essa, no entanto, a decisão da prefeitura.

“É uma questão de qualidade, estudos mostram que quanto mais tempo a criança fica na escola melhor o desenvolvimento”, explica. Além disso, as famílias cada vez mais pedem pelo atendimento integral, já que com isso podem deixar as crianças das 7h até as 18h nas creches.