DF registra 1,1 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em três anos

Veículo: R7 Notícias - BR
Compartilhe

Violência sexual: Estupro de vulnerável e abuso psicológico são as principais ocorrências; vítimas são meninas de 10 a 17 anos

violência sexual
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Distrito Federal registrou 1.147 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes de 2021 a 2023, segundo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Do total, 762 menores de idade foram vítimas de estupro e 313 sofreram abuso psicológico. Segundo a pasta, a maioria das vítimas eram meninas de 10 a 17 anos.

O período com mais ocorrências de violência sexual, com teor físico e psicológico, ocorreu no primeiro semestre de 2023. Ao todo, foram 243 casos, totalizando 477 denúncias no fim do ano.  Na maioria das ocorrências, familiares ou pessoas do convívio eram os principais suspeitos.

Especialistas explicam que a violência sexual pode gerar sequelas e traumas para toda a vida, como ansiedade e depressão. A titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, Francine Procópio, alerta que é importante ouvir os menores.

Dados Nacionais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre os 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% enfrentam exploração sexual, 22,9% são alvo de abuso físico e 29,1% sofrem danos emocionais. Os dados indicam que, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil.

Em 2023, a organização não governamental Safernet divulgou que as denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde no Brasil com 71.867 queixas.

Segundo a ONG, fatores como as demissões em massa realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança e moderação de conteúdo de algumas plataformas, a proliferação da venda de imagens de nudez autogeradas por adolescentes e o uso de inteligência artificial para a criação de conteúdo com teor sexual motivaram o aumento das denúncias.

Canais de denúncia

• Disque 100 – Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania
• Disque 125 – Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca)
• Disque 190 – Polícia Militar do DF
• Disque 197 – Disque Denúncia da Polícia Civil do DF

 

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.