Em Sergipe música ajuda alunos no aprendizado da matemática

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe

Uma vez por semana cerca de 20 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no Bairro Cidade Nova, em Aracaju (SE), participam do projeto ‘Matemática e Música, Fração e Violão: o mundo em pedaços'.

O projeto é idealizado pelo professor Minho-San-Liver, na unidade que é mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e durante 50 minutos os alunos descobrem as frações matemáticas. O projeto busca desenvolver no aluno a leitura das frações para que a transição da aritmética para álgebra seja de fácil entendimento.

"A ideia surgiu a partir da minha inquietude com Matemática. Eu observo que existe uma ruptura da aritmética para álgebra quando os alunos saem para o Fundamental Maior. Essa ruptura se dá na fragilidade do estudo dos números racionais. Eu noto que eles têm dificuldade de entender o que é todo, a parte, de como isso se distribui. Quanto mais se fortalece o estudo das frações, melhor será o entendimento dessas crianças no futuro", explica o idealizador do projeto, Minho-San-Liver.

"Essa é uma forma lúdica de ensinar fração, através das notas musicais. A aula se torna mais atraente e alegre. Os alunos passam a se comunicar melhor, eles interagem mais. A gente sabe que na maioria das vezes, o estudante não gosta de Matemática, acha a matéria chata, e a nossa obrigação é encontrar uma forma de tornar a coisa mais simples", afirma a coordenadora da Escola, Graça Azevedo, a iniciativa também fortalece a comunicação entre os alunos.