Escolas de Jundiaí adotam aulas ao ar livre para prender atenção dos alunos durante a pandemia
Com a Covid-19, as aulas mudaram bastante e muitas práticas tiveram que ser descobertas para prender a atenção das crianças. Em Jundiaí (SP), os alunos estão aprendendo desde cedo a conviver com a natureza e com os bichinhos.
Além do casal de patos Lola e Lôlo, as galinhas também fazem parte do aprendizado das crianças. A aluna Jennifer Eduarda Silva tem nove anos e está no quarto ano. Ela é uma das responsáveis por cuidar do espaço. Esse contato mais próximo tem ajudado todo mundo a ficar com as aulas em dia.
“Eu já aprendi a fazer cálculos maiores, menores. Aprendi números romanos também, várias coisas”, diz.
Em outra escola da cidade, a fauna e a flora também são presentes no dia a dia dos alunos, que podem ter contato com abelhas sem ferrão e aprender sobre a produção de mel e como manter as abelhas de forma segura. Este aprendizado já tem feito toda a diferença para Keila Eduarda de Abreu, de nove anos.
“Eu aprendi a importância delas. Elas são os bichos mais importantes do mundo, né? Porque, se não tiver as abelhas, o mundo não seria nada”, explica.
O método vem sendo usado desde o começo das aulas por conta da pandemia. As atividades vêm sendo realizadas com 35% da capacidade do espaço e respeitando outras regras sanitárias. A supervisora de ensino de Jundiaí diz que a ideia é levar esse ambiente para outras escolas da cidade.
Segundo a supervisora de ensino, Eliana Dorradin, a importância de trazê-las para atividades ao ar livre é as crianças estarem em contato com a natureza.
“As atividades acontecem na natureza e com a natureza. A criança aprende com ela e, ao mesmo tempo, convive com ela. Isso é muito importante”, finaliza.