Estudantes do ensino fundamental criam ferramenta para alfabetização de crianças com autismo no Ceará

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe

Cinco alunas do 9º do ensino fundamental de um colégio particular em Santa Quitéria, no Ceará, desenvolveram uma ferramenta para ajudar na aprendizagem de crianças autistas. As participantes do projeto têm entre 14 e 15 anos e, inclusive, foram selecionadas para um evento nacional de robótica em São Paulo.

A estudante Vitorya Santos, de 14 anos, comentou sobre o funcionamento da ferramenta. “O nosso projeto vem para auxiliar as crianças autistas no processo de alfabetização e identificação através da associação de sons e imagens”, explicou.

O projeto alegra Josy Muniz de duas maneiras diferentes, já que é mãe de uma criança com autismo e coordenadora pedagógica da escola. “Aprende de forma igualitária, aprende de forma divertida. Esse projeto auxiliar muito nesse desenvolvimento”, disse a coordenadora.

Ferramenta para crianças com autismo funciona com materiais simples no Ceará. — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

A ferramenta funciona com materiais como papel, fios de cobre, papel alumínio, uma placa para transmitir comandos e um programa de computador. Veja no vídeo no topo da matéria.

“A criança vai segurar o fio, vai conduzir a energia até a imagem que ela quiser e, no nosso visor, vai aparecer a imagem e o som correspondente”, explica uma das alunas.

Evento em São Paulo

Estudantes tentam viajar para São Paulo apresentar projeto desenvolvido em escola do Ceará. — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

A ferramenta foi selecionada para uma mostra de robótica em São Paulo, e precisa de ajuda para conseguir viabilizar a viagem das participantes. “Estamos com uma campanha para chegar até São Bernardo dos Campos. Contamos com a participação e ajuda [das pessoas]”, comentou Ana Eliza Mesquita, orientadora do projeto.

Já a aluna Lavínia Timbó, 15 anos, falou sobre a expectativa pela viagem. “A gente está muito ansiosa porque é uma coisa que não imaginávamos. A gente vai viajar juntas por causa de um projeto que a gente criou. Então, a gente está muito animada”, declarou.