Exercícios físicos e boa alimentação são indispensáveis na infância
Não é segredo para ninguém que praticar exercícios físicos proporciona ótimos benefícios para a saúde, tanto a física quanto a mental, e esse hábito deve ser iniciado ainda na infância. Além disso, uma alimentação equilibrada também é indispensável para o bem-estar e desenvolvimento das crianças.
Exercícios na infância
“Aprender um esporte, luta, dança, andar de bicicleta, patins, ou alguma outra atividade esportiva que ainda não foi realizada, é um mecanismo de adaptação que pode contribuir no desenvolvimento das crianças”, afirma o professor Rodrigo Sartori, do curso de Educação Física da FSG Centro Universitário.
Isso porque a estimulação cognitiva através de novas habilidades motoras na infância pode induzir mudanças em redes funcionais específicas do sistema nervoso.
“Estudos sobre os benefícios de realizar exercícios físicos têm mostrado que esta prática melhora e protege a função cerebral. Isso sugere que crianças fisicamente ativas apresentam menor risco de desenvolverem desordens mentais, além de apresentarem melhor desempenho em algumas funções cognitivas”, explica Sartori.
O especialista acrescenta que é comum vermos crianças vidradas por celulares e outras tecnologias, o que reduz a prática de atividades físicas. No entanto, o ambiente escolar pode ser uma oportunidade para manter os pequenos ativos.
“Realizar exercícios físicos na escola ajuda nos processos de aprendizagem e em uma série de aspectos do desenvolvimento infantil. Especificamente, percebemos que existe uma relação entre o desempenho das habilidades motoras e funções cognitivas (de aquisição de conhecimento) importantes para o sucesso dos alunos na escola”, esclarece.
Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.