Fabricante vai à Justiça contra comercial e site anticigarro

Veículo: Folha de S. Paulo - SP
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A Souza Cruz entrou com uma ação na Justiça do Rio de Janeiro para tirar do ar um comercial de 30 segundos na tevê e do site de uma campanha que visam proibir a venda de cigarros em caixas de bares, padarias e supermercados. O site é o limitetabaco.org.br. O vídeo exibe a mãe com crianças em um carro conversando sobre os produtos de uma padaria. Uma delas menciona cigarro. Outra retruca que não pode: "pode, sim. Tá em cima do chiclete". Outra mãe que também está no carro, diz que é contra expor cigarro e propaganda deste produto nesses lugares. A sequência é a mensagem: "A indústria do tabaco vem cada vez mais camuflando seus produtos e adicionando sabores para atrair crianças e adolescentes no consumo do cigarro. Ajude a mudar essa situação". O filme integra a campanha da ACT (Aliança de Controle do Tabagismo).

Censura – A Souza Cruz considerou "inverídico" o comercial. Produzida por voluntários, a peça foi veiculada gratuitamente pela Globo. A previsão inicial era que a campanha durasse 20 dias e acabasse ontem (20).No pedido judicial, o advogado Sergio Bermudes escreve: "Afirmar que há uma estratégia especialmente montada para fomentar o consumo de cigarros por crianças e adolescentes significa, em termos práticos, dizer que a requerente [Souza Cruz] está desrespeitando a venda de cigarros a pessoas com menos de 18 anos". Para Paula Johns, coordenadora da ACT, a ação"é uma tentativa de censura". "Não falamos que as empresas vendem cigarros para crianças. A Souza Cruz nem é citada no spot".