Fora da escola para trabalhar
Cerca de 20% dos 3,7 milhões de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil não frequentam a escola. Entre os 80% que estudam, o trabalho afeta diretamente a frequência e o desempenho escolar. É o que afirma o estudo Trabalho infantil e adolescente: impacto econômico e os desafios para a inserção de jovens no mercado de trabalho no Cone Sul, encomendado pela Fundação Telefônica e apresentado ontem (26), durante o 4º Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil, em São Paulo. Conforme a pesquisa, a evasão escolar pode chegar a 40%, no caso de jornadas de 36 horas semanais. Já a queda no rendimento, para a mesma carga de trabalho, varia de 10% a 15%, dependendo da série. Alunos da 8ª série do ensino fundamental que trabalham quatro horas por dia têm queda de cerca de 4% no desempenho em Português e Matemática, se comparados aos que não trabalham. Já na 4ª série, quatro horas diárias de trabalho representam defasagem de 7% no desempenho escolar.