Heloísa é 11ª criança ou adolescente vítima de bala perdida no Rio em 2023, diz ONG

Veículo: CNN Brasil
Compartilhe

Vítimas de bala perdida: número já é quase o triplo do registrado em todo o ano de 2022, quando foram registrados quatro casos, segundo ONG Rio de Paz

vítimas de bala perdida
Foto: Banco de imagens/Pexels/Terrance Barksdale

Com a morte de Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, neste sábado (16), subiu para 11 o número de crianças mortas a tiros neste ano no estado do Rio de Janeiro, a maioria por bala perdida, de acordo com a ONG Rio de Paz.

A instituição acompanha os casos de crianças mortas por armas de fogo em operações policiais nas favelas do Rio desde 2007.

Desde 2007, a ONG Rio de Paz registra 102 vítimas, de 0 a 14 anos, grande parte delas negras e pobres.

Para o fundador da ONG Rio de Paz, Antonio Carlos Costa, vários fatores contribuem para a morte de meninos e meninas em tiroteio.

“O despreparo do policial, a falta de supervisão, a impunidade. Raramente esses policiais são punidos, a cultura policial brasileira, e o estímulo dado pela própria sociedade, que celebra a guerra e ignora o drama das famílias das vítimas”, diz.

Outro cenário foi traçado também pelo Instituto Fogo Cruzado que, em 2023, registrou 19 crianças baleadas na Região Metropolitana do Rio — oito morreram.

Relembre o caso Heloísa

Heloísa havia sido baleada no Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, na região de Seropédica, Baixada Fluminense, na noite de quinta-feira (7) durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A criança estava dentro do carro da família quando foi atingida pelo tiro. Um dos disparos atingiu a coluna e a cabeça da criança. Heloísa ficou internada por quase dez dias, mas não resistiu.

Segundo parentes da vítima, agentes da PRF abriram fogo contra o veículo da família, atingindo Heloísa na cabeça e na coluna. Além dela, estavam no carro o pai, a mãe, a irmã de 8 anos e uma tia.

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria do Rio de Janeiro, pediu a prisão preventiva dos três agentes da PRF envolvidos na morte.

Segundo o MPF, o pedido de prisão foi feito nos autos da investigação criminal aberta para apurar a ação da PRF durante a abordagem.

A Justiça Federal ainda não se manifestou sobre o pedido de prisão formulado pelo MPF.

Em nota, a PRF se solidarizou com a família de Heloísa e disse que sua Comissão de Direitos Humanos está acompanhando a família para acolhimento e apoio psicológico. A corporação também abriu investigação sobre o caso.

Além disso, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nas redes sociais que mandou acelerar a revisão de protocolos da PRF.

O Estadão entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil e também da Polícia Militar do Rio para comentar os dados e aguarda retorno.

 

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.