Manifesto por uma escola sem medo

Veículo: Nova Escola - BR
Compartilhe

 por uma escola sem medoPor uma escola sem medo: a Nova Escola acredita que podemos resgatar a potência das escolas e permitir que professores, estudantes e comunidades construam um futuro de civilidade, respeito e democracia

Acreditamos que o espaço escolar é um lugar de afeto, desenvolvimento e formação de cidadãos.

Para a comunidade, a escola representa um lugar seguro e democrático, de cuidado, de encontros e de convivência entre diferentes. Acima de tudo, um lugar de potência e possibilidade de construção do futuro.

Mas com os recentes casos de violência, o medo e a desinformação tomaram conta das escolas e das redes sociais e contribuíram para um cenário de pânico e insegurança.

E quando um ambiente de desenvolvimento como esse é invadido pela violência e por seus representantes, não há mais espaço para a aprendizagem e o convívio.

Hoje, além de combater a violência, é preciso combater aquilo que nos deixa paralisados e nos impede de ensinar e aprender: o medo.

A Educação é um direito fundamental de todo indivíduo, e não podemos permitir que as pessoas abram mão desse direito por medo.

Como mudar esse cenário? Sabemos como podemos construir essa resposta: juntos.

Não é se fechando nem se isolando.

É se abrindo para a conversa, o diálogo e a escuta.

É discutindo soluções e engajando cada indivíduo e toda a sociedade ao mesmo tempo.

Para isso, vamos reunir aqueles que acreditam na Educação para construir espaços de diálogo, de escuta e de disseminação de informações confiáveis. Compartilhando o que todos e cada um têm de mais potente para resgatar o ambiente de paz nas escolas.

Juntos, podemos resgatar a potência das escolas e permitir que seus professores, estudantes e todos de suas comunidades construam um futuro de civilidade, respeito e democracia.

Escolas abertas, acolhedoras e plurais.

É essa a escola que queremos continuar construindo.

MOVIMENTO ESCOLA SEM MEDO

Uma iniciativa NOVA ESCOLA.

Faça parte! #EscolaSemMedo

 

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.