Meta e Ministério da Justiça anunciam parceria para localizar crianças desaparecidas no Brasil

Veículo: Globo.com - BR
Compartilhe

Crianças desaparecidas: Instagram e Facebook disponibilizam informações sobre os desaparecidos para usuários que estão em um raio de 160 km de onde a pessoa foi vista pela última vez

Crianças desaparecidas
Foto: Divulgação/Meta

A Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciaram nesta quarta-feira (30) uma parceria para localizar crianças desaparecidas no Brasil.

Chamado de “Amber Alerts”, o serviço está disponível no Ceará, Minas Gerais e no Distrito Federal. Gradualmente, o projeto deve atender em todo território nacional.

Segundo a Meta, o recurso é utilizado em 30 países diferentes e funciona a partir da confirmação do desaparecimento de uma criança por autoridades.

Com base nisso, os alertas aparecem nos feeds do Facebook e do Instagram para pessoas que estão em um raio de 160 km de onde a pessoa foi vista pela última vez. Os avisos devem fornecer fotos e descrição das roupas que foram vistas pela última vez com a pessoa.

“O objetivo é propiciar que muito rapidamente, nas proximidades de onde houve o desaparecimento da criança ou adolescente, haja a circulação quase em tempo real já que as delegacias vão reportar ao Laboratório de Operações Cibernéticas que vai fazer a postagem”, explicou o ministro da justiça, Flávio Dino.

Os alertas serão emitidos para os casos de desaparecimento somente para pessoas que tenham menos de 18 anos e que estejam em iminente risco, segundo a avaliação das autoridades.

Dados do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), do Conselho Nacional do Ministério Público, mostram que um terço dos desaparecidos no país corresponde a crianças e adolescentes de até 17 anos, de um total de 93,8 mil desaparecidos.

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.