Ministério da Saúde inclui no calendário nacional de vacinação infantil a vacina contra covid-19

Veículo: Correio do Norte - SC
Compartilhe

Ministério da Saúde: A vacina Pfizer passa a ser obrigatória para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias

Ministério da SaúdeA partir de janeiro de 2024 a vacina Covid-19 pediátrica foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica nº 118/2023, com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no País. Considerando que a infecção por SARS-CoV-2 é uma importante causa de infecção respiratória grave e morte em crianças menores de 5 anos, principalmente entre os menores de 1 ano de idade, o Ministério da Saúde decidiu pela inclusão da vacinação contra a covid-19 no calendário nacional de vacinação infantil.

A bivalente é recomendada reforço semestral para os grupos prioritários (idosos acima de 60, gestantes/puérperas, e imuno comprometidos) e anual para trabalhadores de saúde.

Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina Pfizer passa a ser obrigatória para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal é composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a D1 e D2 a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a D2 e a D3 esse espaço deve ser de oito semanas.

 

Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.