Ministério da Saúde lança versão digital da caderneta de vacinação de crianças
O Ministério da Saúde lançou uma versão digital da caderneta de vacinação infantil nesta quinta-feira (10). A versão online pode ser acessada no aplicativo Meu SUS Digital (veja mais abaixo o passo a passo).
Segundo a pasta, essa digitalização foi pensada para facilitar o acesso dos responsáveis às informações de saúde de seus filhos. Além disso, a caderneta de vacinação impressa continuará a ser distribuída.
A caderneta impressa é dada no momento em que o bebê recebe alta hospitalar. Ela traz informações do crescimento e desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos de idade.
No aplicativo, além do histórico de vacinas das crianças e de previsões para a próximas doses, serão enviadas notificações com lembretes para vacinação.
“Quantos pais e quantos mães não chegaram na unidade de saúde pra vacinar o filho e falam: ‘ih, esqueci a caderneta da criança’. Todo pai, toda mãe já passaram por essa situação… [No aplicativo] você vai ter os dados não só de vacina, mas os dados da sua criança, os cuidados com a saúde, orientações de consulta, evolução do crescimento, estatura, peso das crianças.”, informa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O ministro informou que o Ministério já está em contato com as clínicas privadas para garantir que elas atualizem o sistema do SUS já com as doses aplicadas na rede particular.
A secretária de Atenção Primária á Saúde, Ana Luiza Caldas, informou também que os pais vão poder inserir na nova ferramenta algumas informações sobre a criança.
Veja como acessar a Caderneta de Saúde da Criança:
Primeiro é necessário que a pessoa tenha o aplicativo Meu SUS Digital no seu aparelho celular. O acesso é feito com a conta Gov.br.
•Após logar, na tela inicial, clique na seção “Miniapps”;
•Selecione a miniapp “Caderneta da Criança”;
•Clique em “Adicionar nova criança”;
•Leia e aceite o termo de responsabilidade;
•Informe o CPF da criança e a senha da conta Gov.br dela;
Depois do cadastro da criança, será possível ter acesso a caderneta digital.
Para saber mais sobre o direitos das crianças, conheça a newsletter Infância na Mídia.