Pais deveriam pressionar para que crianças fossem incluídas na vacinação contra a Covid-19, diz especialista

Veículo:
Compartilhe

Estudiosa de vacinas há mais de três décadas e líder das pesquisas que levaram ao desenvolvimento do primeiro imunizante contra a esquistossomose do mundo, em fase final de testes na África, a cientista Miriam Tendler alerta para a necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra a pandemia de Covid-19. De fora do plano de vacinação, eles podem se tornar alvo do coronavírus, afirma.

A senhora defende a vacinação de crianças contra a pandemia. Estas, no entanto, não são apontadas como grupo de risco da Covid-19. Por que é tão importante vacinar as crianças?

Porque, ao não serem vacinadas e com o Sars-CoV-2 ainda em circulação, elas se tornarão alvo em potencial do coronavírus. Elas passarão a ser um segmento suscetível da população num momento em que adultos estarão vacinados. Uma vacina só é eficiente em conter uma doença quando uma ampla cobertura é alcançada. Para que isso ocorra, um grupo tão importante quanto o de crianças e adolescentes não pode ser deixado de lado. A cobertura vacinal precisa ser grande, isso é essencial.

Quão difícil é desenvolver vacinas para crianças?

Não há qualquer dificuldade técnica em relação aos adultos. As crianças são o grupo prioritário da maioria das vacinas contra outras doenças, caso da pólio, meningite, sarampo, influenza, só para citar algumas.

Como são os testes com crianças?

Tecnicamente não diferem dos feitos em adultos. Poderiam ser realizados em três meses. Nós mesmos concluímos há pouco testes com crianças da vacina da esquistossomose no Senegal. Além disso, o Brasil tem experiência em testar em crianças vacinas desenvolvidas no exterior.

Quanto tempo levariam os testes com crianças?

Três meses seriam suficientes.

E em quanto tempo o Brasil poderia começar a vacinar crianças?

É factível tecnicamente pensar em vacinas crianças e adolescentes no fim do ano. Porém, somente se houver decisão política.

E é importante vacinar a partir de que idade?

O ideal seria a partir do primeiro ano de vida.

Muitos pais esperam vacinar os filhos antes de enviá-los para a escola, mas as crianças não são cogitadas no plano de vacinação. Eles devem esperar?

Eles devem pressionar para que as crianças sejam incluídas. Enquanto isso, existem formas de aumentar a segurança antes da vacina, mas as crianças precisam ser consideradas.

O que falta para a vacinação de crianças contra a Covid-19?

Vontade política. Pressão de governos, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, sobretudo, dos laboratórios farmacêuticos. Também acredito que seja importante mobilizar a classe médica.

Qual o desafio?

É ter doses de vacinas para a população brasileira, não importa o grupo. O Brasil se comportou de forma ruim, não se preparou para produzir mais vacinas. Mas outros países fizeram isso, e poderemos comprar do exterior, se houver vontade política. Além do mais, a Fiocruz e o Butantan têm capacidade de produção elevada. Falta uma boa gestão de saúde e também a adesão da população ao combate da pandemia.

Temas deste texto: